segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Pátio

O que era o Pátio?Era a parte exterior do Tabernáculo e era composto por três elementos: a porta, o altar e a pia.
1.º ELEMENTO: A PORTA - Para que servia a porta?Esta era a única entrada para o Tabernáculo. A Porta representa Jesus: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo;entrará, e sairá, e achará pastagem.” (Jo 10.9). Esta entrada pela porta significa a primeira experiência do cristão com Jesus. “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4.12).
2.º ELEMENTO: O ALTAR - O que simboliza?Este lugar simboliza a morte, o sacrifício. Ali, a nossa vida é colocada como imolação para Deus, é onde “morremos” para o mundo e nos tornamos um Novo Homem. “…sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.” (Ex 20.24).
O que se fazia no Altar?No altar, o sacerdote sacrificava várias ofertas para Deus. Algumas pelos seus pecados e outras pelos pecados do povo. “Chega-te ao altar, faze a tua oferta pelo pecado e o teu holocausto; e faze expiação por ti e pelo povo; depois, faze a oferta do povo e a expiação por ele, como ordenou o SENHOR.” (Lv 9.7).
Como era feito o sacrifício?Para o sacrifício era escolhido um animal macho: um carneiro, um bode, um boi ou uma rola. “Se a sua oferta for de gado miúdo, de carneiros ou de cabritos, para holocausto, trará macho sem defeito. (…) Se a sua oferta ao SENHOR for holocausto de aves, trará a sua oferta de rolas ou pombinhos.” (Lv 1. 10, 14). A oferta deveria ser pura e sem defeito, pois representava o Senhor Jesus, que foi dado por Deus para nos salvar. Esta era a melhor oferta de Deus. Mais ninguém podia fazer tamanho sacrifício, por isso, todas as ofertas dadas ao Senhor, deveriam representar Jesus.Os sacrifícios eram, então, queimados no Altar do Holocausto ao longo de todo o dia, de manhã e de tarde. “Isto é o que oferecerás sobre o altar: dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente. Um cordeiro oferecerás pela manhã e o outro, aopôr-do-sol.” (Ex 29.38,39).
O sangue derramado pelo animal tinha algum significado especial?Sim. Assim como com a morte de Cristo, o Seu sangue lavou todos os nossos pecados e tornou-nos aceitáveis perante Deus, também o sangue do holocausto tem três significados:
►O sangue traz-nos o perdão: “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça…” (Ef 1.7).
►O sangue purifica-nos: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 Jo 1.7).
►O sangue justifica-nos: “Mas Deus prova o seu próprio amor para connosco pelo facto de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Rm 5.8-9).
3.º ELEMENTO: A PIA - O que este último elemento significa?A pia fala-nos acerca de mais um aspecto da vida cristã, não menos importante que os anteriores: o baptismo, representando a limpeza, onde os nossos pecados são sepultados, para definitivamente darmos início a uma nova vida. “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo baptismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” (Rm 6.4).
Era assim tão importante os sacerdotes lavarem as suas mãos?Sim, caso contrário morreriam. Deus advertiu Moisés sobre a importância de os sacerdotes se lavarem antes de entrarem no Santo Lugar. Se o sacerdote estivesse com algum pecado ou impureza, não podia entrar no Tabernáculo sem primeiro estar purificado.
O que isso representa nos dias de hoje?Isto mostra-nos a importância de estarmos limpos e puros quando entramos na presença de Deus. Esta limpeza significa que só assim podemos ser separados para Cristo, santificados e justificados pelo Senhor Jesus. “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1 Co 6.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;