terça-feira, 29 de setembro de 2009

A FÉ, O SACRIFÍCIO E O MILAGRE


Sempre que a Bíblia fala dos feitos realizados pelos heróis da fé, procura também mostrar o sacrifício que eles fizeram em razão da sua própria fé. É o caso, por exemplo, de Abel, que por causa da sua fé ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim, obtendo assim a sua justificação; é o caso também de Abraão que, quando posto à prova, ofereceu o seu próprio filho Isaque como sacrifício; Moisés também é um destes exemplos, pois quando já era homem feito recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Além destes podemos também citar “Gideão, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra e puseram em fuga exércitos estrangeiros.” (Hebreus 11.32-34). E nenhum deles conquistou sem ter pago o devido preço do sacrifício pessoal.
O fato é que a fé e o sacrifício são inseparáveis como inseparáveis são o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Na verdade, não se pode manifestar a fé sem o sacrifício, assim como não se pode sacrificar sem que a fé esteja ao rubro. O sacrifício caracteriza a fé e a fé caracteriza o sacrifício. O sacrifício é a manifestação da fé e o resultado final é o milagre que se determina. Por isso, quem quiser alcançar os milagres de Deus, obrigatoriamente, tem que estar disposto a sacrificar. Dependendo do valor do milagre que se deseja alcançar há um preço em forma de sacrifício que se tem de pagar, pois o milagre é proporcional ao sacrifício. Por exemplo: para quem deseja a salvação eterna, que é o milagre maior, o valor do sacrifício é a renuncia da sua própria vida. É claro que aqueles que vivem à base da razão vão achar isto uma loucura, porque de acordo com a razão, milagres não existem, mas pela fé, sim! Por isso, o significado da fé é loucura para os que crêem, pela loucura da pregação, que conhecem a Deus e tomam posse das Suas promessas.
O milagre que desejamos não é uma “sorte da loteria”, nem um mérito da graça de Deus, mas uma conquista da fé. E a fé, quando é real, verdadeira e pura, exige a manifestação do sacrifício. O sacrifício, por sua vez, requer coragem, disposição, vontade própria e determinação. É realmente uma loucura para os incrédulos.
O sacrifício foi o primeiro ato de Deus após a queda do Homem. Ele teve que sacrificar um animal para cobrir a nudez de Adão e Eva. Deus poderia ter usado uma folha de bananeira ou mesmo de uma videira para resolver o problema, mas não o fez, e porquê? Porque o preço do pecado é a morte. E assim como o pecado dá origem à morte, também para a extinção do pecado tem que haver uma morte em sacrifício, uma expiação.
Ora, foi exatamente isso que Deus fez no caso de Adão e Eva. Ele tomou um animal, símbolo do Senhor Jesus – o Cordeiro de Deus -, e expiou o pecado deles com a sua morte. Dessa forma, eles tiveram sua nudez coberta. Deus teve que tirar a vida de um ser irracional para salvar a vida de dois seres racionais. Um outro sacrifício deu-se na Cruz do Calvário: o Senhor Jesus morreu para tirar os pecados daqueles que têm a fé exclusivamente Nele. O Seu corpo atraiu o pecado da humanidade e em seguida foi sacrificado, levando consigo todo o pecado. A pessoa pode ser a mais pecadora do mundo, mas se pela fé aceitar o sacrifício que o Senhor Jesus fez por si e seguir seus ensinamentos, então seu pecado fica automaticamente cancelado diante de Deus.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO


1. QUEM É O ESPÍRITO SANTO ?
1.1. Ele é o consolador – Jo. 16.71.2.
Ele é Deus – At. 5.41.3.
Ele é uma pessoa – At. 5.31.3.1.
Ele é uma pessoa porque pensa – Rm. 8.271.3.2.
Ele é uma pessoa porque tem vontade – I Co. 12.111.3.3.
Ele é uma pessoa porque fala – At. 13.1.3
Todas essas coisas são características de uma pessoa. O Espírito é uma pessoa divina.
2. NOMES DO ESPÍRITO SANTO
2.1. Espírito Santo – Sl. 51.11; Rm. 14.17
2.2. Espírito de Deus – Gn. 41.38; I Jo. 4.2
2.3. Espírito do Senhor – I Sm. 10.6
2.4. Espírito de Cristo – I Ped. 1.11
2.5. Espírito do Senhor Jeová – Is. 61.1
3. CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR EM RELAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
3.1. Cuidado para não entristecê-lo – Ef. 4.30
3.2. Cuidado para não resisti-lo – At. 7.51: 11.17-18
3.3. Cuidado para não extingui-lo – I Ts. 5.19
3.4. Cuidado para não envergonha-lo – Is. 63.10
4. NOSSA DEPENDÊNCIA PARA COM O ESPÍRITO SANTO
4.1. Dependemos dele para orar – Rm. 8.26,27; Jd.20
4.2. Dependemos dele para pregar – At. 2.37-41; 1.8
4.3. Dependemos dele para vencer – Jz. 14.6-19
4.4. Dependemos dele em tudo – Jo. 14.26
5. TODO CRENTE PRECISA DEIXAR O ESPÍRITO OPERAR
5.1. Na sua vida – produzindo transformação - I Sm 10.6
5.2. Pela sua vida – dando fortalecimento espiritual – Ef. 3.16
5.3. Através da sua vida – capacitando-o para o trabalho do Senhor – At.1.8; I Ts. 1.5
6. A LIDERANÇA DO ESPÍRITO SANTO
6.1 - Ele controla o crente – At. 10.19,20
6.2 - Ele guia o crente – Jo. 16.13
6.3 - Ele escolhe o campo de operação – At. 16.6
6.4 - Ele orienta o crente – At. 8.29
7. AS OBRAS DO ESPÍRITO SANTO
7.1. Ele opera o novo nascimento – Jo.3.5-8
7.2. Ele regenera o pecador – Tt. 3.5,7
7.3. Ele transforma o homem – I Sm. 10.6
7.4. Ele Santifica o crente – Rm. 15.16
7.5. Ele convence o homem de seus pecados – Jo. 16.8
8. OS ATRIBUTOS DOS ESPÍRITO SANTO
8.1. Eternidade – Hb. 9.14
8.2. Onipresença – Sl. 139.7-10
8.3. Onipotência – Lc. 1.35
8.4. Onisciência – I Co. 2.10
9. OS SIMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
9.1 – FOGO (Lc. 3.16)O fogo, como símbolo do Espírito representa a purificação e fala de sua grande força em relação as diversas maneiras de sua operação em corrigir os defeitos da nossa natureza decaída.Vejamos a finalidade do fogo:
9.1.1. O FOGO CONSOME: o fogo consome o que é combustível – “madeira, palha, e feno” (I Co.3.13-15). Isso fala de material espúrio, usado para fazer a obra de Deus, é o trabalho feito com aquilo que é falso, o Espírito é contra tudo aquilo que é falso, tudo aquilo que não é feito para glória de Deus.
9.1.2. O FOGO LIMPA: somente o fogo tem o poder de tirar a escória de diferentes metais. O fogo é, portanto, símbolo do poder purificador do Espírito. Aquilo que não pode ser definido e expurgado pela santidade do Espírito é destruído pelo fogo (Is.6.1-7)
9.1.3. O FOGO DERRETE: há materiais que se derretem em contato com o fogo, como a cera e outros. O fogo do Espírito derrete os corações endurecidos. – cf. At. 2.37
9.1.4. O FOGO ENDURECE: praticamente o mesmo fogo que amolece a cera endurece o barro. O ferreiro leva o aço ao fogo para amolecer e para torná-lo mais duro. O Espírito torna o crente mais brando e também mais resistente contra as adversidades que terá pela frente – cf. At. 20.23,24
9.1.5. O FOGO AQUECE
O Espírito, qual fogo, torna a nossa alma abrasada por uma ardente paixão e zelo por Deus e seu serviço – cf. Lc. 24.32,33
POMBA“ Vi o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo sobre Ele” – cf. Mt.3.16, A pomba é simples – Mt. 10.16b; o Espírito também é simples, tal simplicidade ilustra a sua beleza e delicadeza. O crente guiado pelo Espírito tem a simplicidade das pombas, não procura salienta sua pessoa ou suas habilidades, porém dá toda honra e glória a Deus que tudo nos dar.
10. VENTO
• Jesus disse: O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem e nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (Jo. 3.8).
• Os hebreu não indicavam com rigor a direção dos ventos, como hoje se faz; contudo reconheciam quatro ventos: o do oriente, o do ocidente, o do norte e do sul – (Jr.49.36;Ez.37.9;Ap.7.1).
• A Bíblia diz que o Espírito veio dos 4 ventos e soprou sobre os ossos secos e eles reviveram – cf. Ez. 37.9,10.
• Pelo sopro do Espírito Santo o pecador se convence do seu pecado e aceita Cristo como Salvador, e o crente vence o pecado e se aproxima de Deus.
• O vento é o ar em movimento, na criação o Espírito se movia sobre a face das águas – cf. Gn. 1.2;
• o Espírito Santo movimenta a igreja através de seu sopro de poder – cf. At.4.31.
• Outra coisa podemos constatar no vento, é que o mesma sopra em todas as direções.
• Da mesma forma o Espírito age de muitas maneiras. No dia de pentecostes o Espírito veio sobre os discípulos como um vento impetuoso – cf. At.2.2 11.
SELO
• O selo testifica um direito de propriedade ou a autenticidade de um documento.
• Entre os hebreus, na compra e venda de casas ou campos, era exigido o selo no translado da propriedade.
• O simples selo do comprador num documento garantia-lhe posse da propriedade – cf. Jr.32.8-15,44;
• selar significa dar segurança.
• O ato de colocar o selo somente poderia ser realizado pelo dono do objeto ou da propriedade, a fim de dar-lhe segurança.
• A Bíblia diz que nós somos propriedades de Deus, por isso Ele mesmo nos selou com o seu Espírito para o dia da redenção – cf. Ef.1.13; II Co. 1.22.
• O selo também servia para tornar conhecido ou identificado aquilo que era selado.
• As Escrituras diz que Deus conhece os que são seus, porque sobre estes há o selo do seu Espírito – cf. II Tm. 2.1912.
ÓLEO
• O óleo era usado entre os antigos hebreus, era em geral fabricado dos frutos das oliveiras, que amadurecem no outono.
• Era o mesmo azeite usado para ungir a tenda da congregação, os objetos sagrados e os sacerdotes para realizarem o seu serviço.
• Com esta unção eram considerados santificados – Êx. 30.25-30.
• Nas Escrituras, o óleo aparece com um dos símbolos do Espírito Santo – cf. Zc.4.2-6 .
• e nos fala de unção. Jesus foi ungido pelo Espírito Santo – cf. Is.6.1; Lc.4.18 , o crente em Jesus tem a unção do Santo e sabe todas as coisas – cf. I Jo. 2.20.
12.1 – APLICAÇÃO SIMBÓLICA DO ÓLEO (AZEITE)
a) Azeite na orelha (Lv .14.17) – preparo para ouvir a voz de Deus. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap.2.17). “Fala Senhor que o teu servo ouve”.
b) Azeite na mão (Lv. 14.17) – habilitação para o trabalho do Senhor. “Não é por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor do Exércitos – cf. Zc. 4.6
c) Azeite no pé (Lv. 14.17) – Fala de um andar santo. Andai no Espírito e não cumprireis a vontade da carne – cf Gl. 5.16
d) Azeite no rosto (Sl 104.15) – Brilho da presença de Deus e alegria espiritual que desfruta o crente em Cristo . “Com o rosto desvendado... somos transformados de glória em glória...pelo Espírito”- cf. 2 Co. 3.18
e) Azeite em outras vasilhas (2Rs 4.4-6) – bênçãos para outras pessoas – Rm. 1.16; 5.5; I Jo.3.16.
f) Azeite nas feridas (Lc.10.34) – símbolo de restauração pelo Espírito Santo do Senhor – cf. Lc.4.18
• Vale a pena lembrar que era extremamente proibido fabricar outro óleo com a mesma composição (Êx. 30.33). Ninguém pode imitar o Espírito Santo.
• Da mesma forma era proibido usar o óleo para fins alheios ao serviço sagrado (Êx. 30.25-31). • O Espírito Santo opera exclusivamente para a glória do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois o seu ministério aqui é esse, o de glorificar a Cristo.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MISSÕES


Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, ate quando envelhecer, não se desviará dele.
Pv 22.6

Quem estiver lendo esse texto pode estar fazendo a seguinte pergunta: qual a relação desse versículo com o tema MISSÕES?
Nasci em berço evangélico. Quando nasci, meus pais já eram evangélicos, assim como os pais deles, mesmo assim sou fruto de missões.
Muitas das vezes nos preocupamos em como fazer missões: Uns não fazem por não saber manejar bem a palavra ou tem dificuldade em se expressar, mesmo tendo um bom conhecimento da Bíblia Sagrada. Outros por sua vez, não fazem por não ter recursos financeiros e materiais para viajar pelas cidades e países, pregando e divulgando o evangelho da salvação.
Só que sempre nos esquecemos que o primeiro campo missionário é a nossa casa. São os filhos, pais, irmãos e parentes que devemos começar a pregar o Evangelho.
Quando os pais levam os filhos para a escola bíblica dominical, levam para o ensaio das crianças pra cantar no culto à noite, já está fazendo missões. É um investimento de longo prazo e com retorno garantido, pois, mesmo quando crescerem se afastarem dos caminhos do Senhor, a palavra estará enraizada em seus corações.
Conheço muitos exemplos desse tipo de acontecimento e sou prova disso. Por vários anos me afastei dos caminhos do Senhor, mas sempre senti no fundo do coração a necessidade de estar de novo na presença do Deus Altíssimo e hoje, pela misericórdia de Deus, estou novamente no caminho da salvação e a cada dia cresce mais e mais o desejo de estar firme nos caminhos do Senhor.
Portanto, se há o desejo de fazer missões, pode começar por sua casa, seus filhos, seus pais ou entes queridos, por que você pode não pregar para multidões, mas um de seus descendentes poderá ser um grande pregador da palavra e será fruto de missões que você começou.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A obra de Deus em Nossas Vidas


Introdução:
Chegou a hora de exercermos a obra de Deus, sobre a face desta terra. Este estudo é para que nós venhamos a olhar para dentro de nós e fazermos uma auto análise, para detectarmos como estamos exercendo a obra de Deus em nossas vidas. Muitas das vezes preferimos olhar para os outros, do que para nós mesmo. (Mt. 7:3,4,5)
Tópico 1: o que é a obra de Deus?
No dicionário globo obra significa: efeito, resultado de um trabalho; trabalho manual. Na bíblia significa: ato, feito, trabalho. O termo obra de Deus significa uma atividade que pertence a Deus, a qual ele nos concedeu para que exercêssemos. Deus colocou dons e talentos em nossas vidas, para sermos úteis na casa dele, e sermos sal e luz desta terra.(mt. 5:13-16).
Tópico 2: qual é a pessoa que tem que fazer a obra de Deus?
Com base em Mc. 16:15, vemos que todos que são verdadeiros discípulos tem que fazer a obra de Deus. Deus poderia muito bem, fazer tudo sozinho, ou então mandar os anjos dele para realizar a sua obra, mas, não Ele preferiu contar conosco; nós seres humanos imperfeitos e somos considerados criaturas privilegiadas por Deus.
Tópico 3: por que devo fazer a obra de Deus?
3.a- Porque é um mandamento de Deus (Mc.16:15, Mt. 29:19), o próprio Senhor Jesus Cristo está mandando ir fazer.
3.b- Porque seremos julgados pelas nossas obras a qual nós realizaremos, sobre a face desta terra, (estas obras não podem ser comparadas com as obras da lei). E sim como nós servimos a Deus aqui na terra. (Ap. 20:11, 12,13).
3.c- Porque Jesus fez a maior obra já realizada na face desta terra por nossas vidas. Em João 3:16 explica como é o amor de Deus pelas as nossas vidas. Com o que nós poderíamos comparar o amor de Deus por nós.(Fp. 2:30)
Tópico 4: Como nós devemos estar para fazer a obra de Deus?
4.a – temos que estar firmados em Jesus(Jo. 15:4). Somente poderemos exercer o chamado do Senhor Jesus, se nós estivermos agarradinhos com ele. Temos que ter verdadeiramente a Vida de Jesus em nós como diz em 2Co 5:17.Temos que ter a certeza da nossa salvação em Cristo, se não como poderemos falar ou pregar sobre Jesus se não temos o conhecimento d’Ele e não temos a certeza da nossa salvação.
4.b – Temos que fazer com amor (1Co. 16:14). Precisamos encher os nossos corações de amor pela obra de Deus. E também sem murmuração (Fp. 2:14).
4.c – Com humildade e sem querer disputar com ninguém (Fp.2:3) não podemos fazer as coisas de Deus para servir de disputa com meu irmão. Temos que sermos humildes, pois a soberba é um dos maiores pecados, a qual tem derrubado muitos homens e mulheres de Deus (Pv. 16:18; Tg. 4:6)
4. D – Precisamos também valorizar a Palavra de Deus em nossas vidas. Saber usar, manejar bem a Palavra de Deus é primordial para nós (2Tm. 2:15). Somente com uma vida diária de leitura da Palavra poderemos manejar bem a Palavra do Senhor. Temos que nos preocupar mais com a Palavra de Deus em nossas vidas, pois não são poucas as seitas que temos ao nosso redor.
4. E – Buscar a santificação é outra coisa de suma importância em nossas vidas, sermos separados de todo o tipo de maldade e ter uma vida exemplar diante de Deus e diante dos homens, pois só assim darão crédito a nossas palavras. Precisamos pregar aquilo que vivemos. E temos que saber de uma outra coisa: que um gesto vale mais que mil palavras. (Sl. 119:11;Hb. 12:14).
4. F – Saber consagrar nossas vidas também é necessário para fazermos a obra de Deus bem. Ter uma vida de jejum e oração é muito importante para nossas vidas. (Mt. 17:21; Ef. 6:18;1Pe. 4:7; Ne. 1:4; Mt. 6:16).
4. G – Para executarmos todas estas coisas aí em cima, nós sabemos que por nós mesmo é difícil, então temos que ter as nossas vidas cheias do Espírito Santo de Deus (Ef.5:18).Temos que ser guiados pelo Espírito Santo (Rm. 8:14), é Ele que intercede por nós junto ao Pai celestial (Rm.8:26). É por meio do Espírito Santo que Deus revela tudo aquilo que Ele tem para nós (1Co.2:10). Quando nós recebemos o Espírito Santo, recebemos também o seu poder, virtude, unção, capacitação e assim podemos testemunhar a nossa fé em Jesus e exercer o chamado de Deus para nós (At.1:8).
Nós possuímos uma unção em nossas vidas 1Jo. 2:20, somente temos que tomar posse dela em nós.
A unção nos faz entender a Palavra da verdade (1Jo. 2:27)
A unção nos tira o jugo, o fardo , o cansaço das nossas vidas (Is. 10:27)
Conclusão:
Sabemos que temos que realizar a obra do Senhor, mas para isso temos que buscar o avivamento do Senhor Jesus sobre as nossas vidas, este avivamento é um despertamento espiritual para nós. Hc 3:2
;